terça-feira, 24 de julho de 2012

A REUNIÃO DO MOVIMENTO, VISTO PELO "OLHO DE LINCE (2)


 Depois de ser incumbido pelo director do blogue Questões Nacionais para fazer a reportagem no hotel Dom Luís, sobre a convocação geral de Jaime Ramos sobre a elaboração de um “movimento para a criação de uma sociedade melhor”, estou a transpor a porta de entrada.
O porteiro, absolutamente a marimbar-se para a minha categoria de melhor jornalista do mundo, mirando-me ostensivamente de alto a baixo, vendo que a minha farpela era tudo menos formal e já vira melhores dias, lá deveria ter pensado que a Casa Abrigo de Coimbra era mais para Norte, ali na Ladeira do Carmo. Como conde falido em fim de sistema monárquico, ergui a cabeça com altivez e segui em frente como se estivesse à vontade e na minha própria casa. Não passei cartão ao sujeito, e desci ao piso inferior. Foi então que abri os olhos de espanto: é pá! Até fiquei vesgo com tanta gente! Com uma grande mesa em quadrado, com cerca de umas seis dezenas de pessoas, aquilo parecia uma assembleia das Nações Unidas. A presidir, naturalmente, estava o convocador, Jaime Ramos, que, com palavras de incentivo à cidadania activa, entregou a todos os presentes um caderno, com vários itens, com o título: “Ideais do Centro – discutir ideias, afrontar poderes, mudar o regime, salvar a democracia”. Aqui eram apresentadas várias reflexões, como, por exemplo, “Ideias básicas do Movimento”; “Quatro Ideais –Mais Liberdade; Melhor Democracia; Menor desigualdade; Dignificar a Justiça”. A seguir eram apresentadas “Quatro Causas” e o “Contexto Internacional”. E passou-se rapidamente ao debate entre os congressistas que pedissem a palavra.

ESTÁ ENCONTRADO O PRIMEIRO CANDIDATO À CÂMARA DE COIMBRA

 Sentado à esquerda do líder do pretenso movimento, o primeiro orador a fazer uso do seu tempo de antena foi Carvalho Homem, conhecido professor universitário e defensor da causa republicana. “Não basta mudar as moscas” –fazendo analogia com o livro de intervenção política lançado por Jaime Ramos, há cerca de quinze meses. “Ideais do Centro” levanta-me uma série de problemas”, disse. “ A Região Centro desaparece. Desde que Barbosa de Melo –pai do actual presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC)- se afastou e Mota Pinto desapareceu a Região  Centro apagou-se. A ideia do “Centrão” nem é carne nem é peixe. Não se resolve a questão. O Jaime Ramos vai arrepender-se de me ter convidado para me sentar ao seu lado. A criação de um movimento político, assim a seco, parece-me suicidária. Já não seria assim se Jaime Ramos se encontrasse disponível para um ensaio em forma de candidatura independente à CMC, mesmo que fosse para perder. Creio que a estratégia teria outro elam. Teria outro impacto. Assim, sem isso, vejo com dificuldade que as coisas possam fluir. Há aqui gente preocupada. O desafio que é colocado ao cidadão livre é a salvação da Pátria. A continuar esta partidocracia está tudo perdido. O interior continua cada vez mais desertificado. Adeus SNS, Serviço Nacional de Saúde, que vais de vela! O que se trata é o esforço que se coloca na salvação da coisa pública, da Pátria. Não se assina uma ficha. Quem me conhece sabe que sou professor. A Universidade de Coimbra concedeu-me a possibilidade de chegar ao máximo da carreira. Eu vou consigo para onde você quiser. Mas é consigo, Jaime Ramos!”

E FALAM OUTROS ORADORES

 Arnaldo, creio que médico, foi o segundo arguente. “Concordo com o Jaime Ramos: a democracia está podre!

A seguir foi Victor Lobo: “Isto não é democracia. A justiça tem de ter tribunais como já teve.

Para além destes, falaram Leitão Couto, Norberto Canha, José Veludo, Rogério Pratas, Lurdes Cró, António Arnault, Hélder Rodrigues, Pinto Gomes, Jorge Antunes, António Queirós, João Paulo Mendes, Francisco Paz, Sá Furtado e Mariano Pego.

Tenho muita pena de, por falta de tempo, não poder transcrever aqui o que foi dito. Verdadeiras pérolas de oratória, digo eu!

ASPECTOS NEGATIVOS

 Fazendo analogia, este acontecimento pareceu-me as tertúlias sobre a Baixa de Coimbra, realizadas n“A Brasileira”, e promovidas pelo Lions Clube de Coimbra. Ou seja, todos falam da mesma coisa que anda na boca de toda a gente há vários anos. Dá a sensação de que se está a fazer “chover no molhado”. Os oradores presentes, de peito cheio, parecem descarregar o que lhes vai na alma e depois disso ficam aliviados. Aliás, houve vários arguentes que logo que despejaram a matéria saíram a seguir.
Notei um elevado unanimismo em torno de Jaime Ramos. Assistiu-se ali a uma homilia de fé em torno do redentor.
Mais uma vez se nota que as televisões em Coimbra só relatam um evento se houver mortes ou caírem três prédios em derrocada e de uma assentada.

ASPECTOS CURIOSOS

 Quem esteve atento pode apreciar verdadeiros desempenhos cénicos espectaculares, onde não faltou o gesticular com as mãos à procura do tempo perdido e alguma performance ao estilo dos tribunais americanos. Um mimo para quem se apercebeu.

ASPECTOS POSITIVOS

A possibilidade que foi dada a todos de se poderem manifestar e dizerem o que lhes ia na alma.

ASPECTOS LARANJA/ROSA/AZUL

 Foi de facto invulgar ver tantas caras conhecidas, outrora, ligadas ao Partido Socialista. Também alguma juventude ligada ao CDS/PP e, naturalmente, ao PSD. Estiveram presentes muitos professores universitários e vários advogados –por vezes chegou-se a pensar se não estaríamos num pleito em pleno tribunal.

CONSTATAÇÃO E CERTEZA: O VOO DO CONDOR

 Deu para ver que, perante tão fortes apoios, Jaime Ramos gera consensos em Coimbra.
Entre a imprensa presente, penso, ninguém ficou com dúvidas de que o médico de Miranda do Corvo, ontem, fez a sua primeira apresentação pública como candidato a candidato à edilidade de Coimbra. Embora, saliente-se, houve quem apostasse no voo do condor, isto é, mais alto. Muito mais alto.






Sem comentários: